O mercado sustentável é ainda um assunto que gera bastante controvérsia. A verdade é que antes de tomar a decisão de optar pela mobilidade elétrica, há vários fatores que deve ter em conta, desde logo, a autonomia das baterias, as formas de carregamento, o preço e as próprias diferenças na condução.
Quais são as diferenças em relação a um carro tradicional?
Desde logo, a principal diferença entre um automóvel elétrico e um automóvel dito tradicional, é que o elétrico não produz emissões de CO2 enquanto conduz e, numa altura em que existe, cada vez mais, uma maior preocupação com o nosso planeta, é uma diferença que não pode ficar indiferente.
Ora, um automóvel elétrico é alimentado por energia elétrica armazenada em baterias, pode ser carregado em casa através de um carregador (charger = posto de abastecimento residencial), através de tomadas que facilmente se adaptam. Podem também ser carregados num posto de carregamento público ao qual pode aceder com facilidade com um cartão CEME (Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica). A maioria dos automóveis elétricos tem incorporado um sistema de regeneração o que permite aproveitar as travagens para gerar energia e assim carregar parte da bateria do automóvel.
Com um automóvel elétrico uma coisa é certa: é mais barato do que a gasolina ou gasóleo, o que lhe permite uma maior poupança ao final do mês.
Que tipos de elétricos existem?
- 100% elétricos
- Híbridos (dispõem de dois motores, um elétrico e um tradicional. A diferença está que o motor elétrico carrega através do motor tradicional sem que seja possível ligá-los a um carregador externo).
- Híbridos plug-in (dispõem de dois tipos de motorização: a elétrica e a dita convencional (gasolina ou gasóleo – podem ser carregados da mesma forma que um veículo 100% elétrico).
Comprar um elétrico em 2ª mão?
A verdade é que comprar um carro elétrico é um investimento dispendioso e o preço destes automóveis ainda é um entrave. Comprar em 2ª mão acaba por ser uma opção em que os preços são mais apelativos.
Deve ter em questão um fator importante: a bateria. As baterias dos automóveis elétricos tendem a desgastar-se com o uso e o passar do tempo, assim, deve sempre confirmar o estado da bateria, quer através de um display que está no próprio carro, quer através de uma ligação a um dispositivo externo ao carro.
Há mesmo um apoio/incentivo na aquisição de um carro elétrico?
Sim, em 2022 o Governo reforçou os apoios para os veículos de emissões nulas. Isto significa que, se comprar um automóvel 100% elétrico, pode candidatar-se ao incentivo até 4000€, o mesmo para carregadores, bicicletas elétricas, etc.