Dicas para organizar o seu orçamento anual para 2025

Dicas para organizar o seu orçamento anual para 2025

20 de Dezembro, 2024

2025 já está ao virar da esquina e, com ele, chegam as resoluções de ano novo que, não raras vezes, passam por fazer aquela viagem há muito adiada, trocar de carro ou fazer obras de renovação da sua habitação.

O problema surge quando o sonho embate na realidade, isto é, quando o nosso desejo bate de frente com a nossa conta bancária e nela não encontramos o dinheiro de que precisávamos para dar uma nova cor à nossa vida.

Para que 2025 seja o ano em que os seus sonhos se vão, realmente, concretizar, toma nota destas importantes dicas para organizar o seu orçamento anual e conseguir aumentar a sua poupança.

Dicas para organizar o seu orçamento anual

Se quer gerir melhor o seu orçamento em 2025, preste atenção às seguintes dicas:

  • Peça um financiamento para criar um fundo de maneio

Para sustentar um gasto extraordinário, investir ou, tão-somente, dar um impulso à sua poupança, pondere pedir um financiamento externo.

Entre as várias soluções ao seu dispor, aconselhamos a que aposte num crédito pessoal, uma vez que poderá utilizar o dinheiro num inúmero leque de finalidades, tais como pagar propinas, comprar um carro ou uma viagem, fazer obras em casa ou constituir um fundo de maneio para acautelar qualquer eventualidade.

Além disso, terá acesso a montantes de financiamento e prazos de reembolso alargados, bem como taxas de juro mais competitivas do que, por exemplo, um cartão de crédito.

Para ajudá-lo a conseguir o crédito pessoal que melhor se enquadre nas suas necessidades, colocamos ao seu dispor os nossos profissionais UCredit que, depois de receberem o seu pedido, vão analisar o mercado em busca da proposta ideal para si.

  • Segmente os gastos estimados

De forma a ser-lhe mais fácil identificar gastos supérfluos e adequar o seu orçamento a flutuações nos preços dos produtos e serviços, recomendamos que segmente as despesas por área/setor com o auxílio de uma das muitas apps de gestão financeira que existem no mercado.

Nesta segmentação, aproveite ainda para anotar as épocas de promoções e saldos. Caso tenha de fazer uma compra de elevado valor, faça o possível para a transferir para alturas como os saldos de verão ou a Black Friday.

  • Deixe uma margem de erro generosa

A menos que tenha uma bola de cristal e todos os seus planos corram na perfeição durante 2025, é importante que deixe uma margem de erro generosa de modo a acomodar eventuais imprevistos.

Neste ponto voltamos a falar do fundo de maneio, uma forma inteligente de se preparar para qualquer eventualidade que possa surgir durante o ano, seja isso uma fatura anormalmente grande, uma doença, um acidente ou uma quebra nos rendimentos do agregado familiar.

Este fundo de maneio deve ser constituído por, pelo menos, 6 salários mínimos, de modo a garantir-lhe a manutenção da sua qualidade de vida durante um período mais conturbado.

  • Ganhe folga orçamental com a renegociação de contratos de energia e telecomunicações

Se quer poupar e, consequentemente, ganhar uma folga orçamental extra, considere incluir uma alínea no orçamento relativa à renegociação de contratos de energia (eletricidade e gás) e telecomunicações.

Neste sentido, comece por estabelecer o montante máximo que quer gastar por mês nestes itens e quais os serviços de que não pode abdicar.

Com isto definido no orçamento, tente cortar tudo o que sejam gastos irracionais, como, por exemplo, uma potência de eletricidade contratada demasiado grande para a casa que habita ou um serviço de telecomunicações que não usa.

Para ajudá-lo nesta tarefa, recomendamos que faça uso dos simuladores online da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) para encontrar uma tarifa mais em conta ou um pacote de telecomunicações em linha com as necessidades do seu agregado familiar.

  • Defina objetivos

Num orçamento anual devem estar plasmados os objetivos materiais, financeiros e até sociais a que se proponha atingir.

Se, por exemplo, a grande meta para 2025 é trocar de carro ou iniciar um negócio por conta própria, defina todos os passos que terá de dar para que isso se realize, sem esquecer, contudo, a parte financeira que, como vimos, poderá ser acautelada por um pedido de crédito pessoal.

 

Lembre-se, mais do que estabelecer grandes objetivos, o mais importante é, acima de tudo, cumpri-los!

Bom ano!