Demorou a chegar a Portugal, mas o sucesso tem sido estrondoso. Falamos da Black Friday e do verdadeiro festival de descontos e promoções que este evento oferece aos consumidores portugueses todos os anos.
Atraídos pelos preços mais reduzidos, milhares de portugueses aproveitam a Black Friday para realizarem compras de maior valor e, sobretudo, anteciparem as suas compras de Natal.
Contudo, apesar de, potencialmente, esta ser uma excelente altura para poupar em compras, também é verdade que há práticas comerciais que estão muito longe da legalidade e consumidores que acabam por sucumbir às compras por impulso colocando, dessa forma, as suas finanças pessoais em causa.
Se quer evitar burlas e armadilhas financeiras que afetem o seu orçamento na Black Friday, tome atenção a estas 10 dicas que temos para si.
10 dicas para aproveitar a Black Friday e evitar armadilhas financeiras
1ª Faça uma lista de compras (e mantenha-se fiel a ela)
Esta é uma dica que não deve ser aplicada apenas na Black Friday, mas sempre que vai às compras.
Liste os produtos que precise de comprar e siga a lista fielmente para não se perder em compras por impulso. Caso compre online, como é o caso da maioria dos portugueses durante a Black Friday, não se deixe guiar pelo desejo, uma vez que além de gastar mais do que tem, poderá apostar em promoções fraudulentas.
2ª Defina um orçamento
A melhor forma de limitar os seus gastos é fazer um orçamento realista de quanto poderá gastar na Black Friday. Para ajudar nesta definição e conter gastos, divida o dinheiro por categorias de produtos, por exemplo.
Caso pretenda recorrer a um crédito pessoal como meio de financiamento das suas compras, recomendamos que, previamente, nos peça uma simulação no intuito de conseguir o empréstimo que lhe garanta uma melhor relação custo-benefício.
3ª Procure comprar de manhã
A procura é intensa durante a Black Friday e pode resultar em produtos precocemente esgotados.
De modo a conseguir as melhores ofertas, procure fazer as suas compras de manhã bem cedo.
4ª Compare preços
Esta dica é já quase uma regra de ouro de quem vai às compras, mas é particularmente importante em momentos de descontos e promoções, como é o caso da Black Friday.
Ao comparar preços estará a zelar pela sua carteira de várias formas diferentes, já que além da poupança direta, poderá identificar, mais facilmente, promoções fraudulentas.
Sugerimos, para um processo de comparação mais simples e rápido, que consulte o comparador da DECO.
5ª Desconfie de promoções e descontos “bons demais” para serem verdade
Caso uma promoção, especialmente online, lhe parecer “demasiado boa”, é sinal de que, provavelmente, se trata de uma fraude.
Para ter a certeza, deve verificar a legitimidade do site que a está a promover, recolha depoimentos de outros compradores e pesquisa o preço médio do produto/produtos em causa.
6ª Fique atento às políticas de devolução
Antes de começar a comprar, leia atentamente a política de devolução das lojas para não ser apanhado desprevenido.
A excecionalidade do evento em causa pode levar as lojas a alterarem as suas políticas de devolução, nomeadamente a extensão dos prazos e a possibilidade de reaver o seu dinheiro em caso de devolução.
Note que, ao passo que em compras online tem direito a devolver o produto em 14 dias e tem direito a reembolso, tal já não acontece nas lojas físicas.
7ª Evite comprar através de links
Muitas fraudes e burlas na Black Friday começam com um simples clique num link de compras que pode vir anunciado como uma oportunidade imperdível de adquirir algo.
Para evitar comprometer a segurança dos seus dados pessoais e financeiros, recomendamos que digite o endereço da loja online que pretende visitar e nunca clique em links enviados por mensagem ou email.
8ª Monitorize os preços dos produtos que quer comprar antes da Black Friday
Para perceber se está diante de uma verdadeira promoção ou desconto, tente monitorizar os preços dos produtos que tem na sua lista de compras para a Black Friday nos últimos dois/três meses.
9ª Verifique se o produto está mesmo em promoção
Algumas lojas online utilizam uma técnica perniciosa que envolve a colocação de produtos sem promoção nos seus separadores da Black Friday levando os consumidores a comprarem artigos ao preço habitual.
Por isso, faça dupla verificação se o produto em causa está, efetivamente, em promoção.
10ª Compre em sites legítimos
De modo a garantir a segurança dos seus dados, verifique se o site que está a visitar tem cadeado, se apresenta contactos, se os produtos têm descrição das suas características e se os conteúdos são traduções ou apresentam erros grosseiros de português.